Publicação de caricaturas podem ter causado atentado contra embaixada da Dinamarca
Publicação de caricaturas podem ter causado atentado contra embaixada da Dinamarca
Oito pessoas morreram e 27 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba em frente a embaixada da Dinamarca no Paquistão nesta segunda-feira (02). A explosão provocou danos na embaixada, localizada no centro de Islamabad, e quase destruiu uma agência vizinha das Nações Unidas.
Inúmeros automóveis foram danificados pela força da explosão, que deixou uma enorme cratera. Até o momento, nenhum grupo assumiu o ataque, mas fontes oficiais disseram que o atentado poderia estar relacionado com a publicação das polêmicas caricaturas de Maomé, reproduzidas por jornais da Dinamarca pela primeira vez em 2005 e republicadas em fevereiro.
O chefe do ministério do Interior paquistanês, Rehman Malik, afirmou que o atentado "poderia ser uma reação aos desenhos blasfemos publicados na Dinamarca" e prometeu a prisão dos culpados. Na Dinamarca, o primeiro-ministro Anders Fogh Rasmussen condenou o "crime horrível e covarde".
A Dinamarca já havia reduzido os efetivos da embaixada e deslocado a maior parte dos funcionários estrangeiros nos últimos meses devido a ameaças relacionadas com a publicação das caricaturas.
Um encarregado da limpeza paquistanês que trabalhava na embaixada morreu e três funcionários locais ficaram feridos, mas os quatro membros diplomáticos dinamarqueses não foram feridos, de acordo com o ministro de Relações Exteriores da Dinamarca, Per Stig Moeller.
A televisão paquistanesa, controlada pelo governo, e a agência de notícias estatal afirmaram, por sua vez, que oito pessoas morreram, incluindo dois policiais que protegiam a embaixada, e 27 ficaram feridos.
As informações são da AFP
Leia mais






