PT diz que vai processar Veja e Estadão por denúncias contra Bancoop
PT diz que vai processar Veja e Estadão por denúncias contra Bancoop
PT diz que vai processar Veja e Estadão por denúncias contra Bancoop
| Agência Brasil |
| José Eduardo Dutra |
O Partido dos Trabalhadores (PT) informou , na última terça-feira (9), que vai processar a revista Veja e o jornal O Estado de S.Paulo por conta das denúncias envolvendo suposto esquema do Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Em nota, o presidente da legenda, José Eduardo Dutra, classifica o caso de "escalada de ataques mentirosos" de alguns órgãos de imprensa e diz que buscará a justiça para reparar "infâmias" perpetradas contra o partido.
Reportagem publicada na última edição da revista Veja traz denúncias conduzidas pelo promotor José Carlos Blat, que apontam o atual Secretário de Finanças do PT, João Cândido Vaccari, como principal articulador de um desvio de mais de R$ 100 milhões nos cofres da Cooperativa.
De acordo com as denúncias, empreendimentos imobiliários do Bancoop nunca saíram do papel, o que teria lesado mais de três mil famílias. Parte do dinheiro desviado por meio de notas frias, segundo o promotor, teria financiado campanhas eleitorais do PT.
No nota, Dutra nega as acusações, defende a "história de lutas em defesa da democracia, cidadania e justiça" do partido, e classifica a matéria de Veja de "sensacionalista". O presidente da legenda ainda relaciona as denúncias ao período pré-eleitoral do país, às vésperas da disputa presidencial.
"Nem o PT nem a sociedade brasileira podem aceitar o baixo nível para o qual parte da mídia ameaça levar o embate político às vésperas de mais uma eleição presidencial. O Brasil não merece isso. A democracia não merece isso. A liberdade de imprensa, defendida pelo PT mais do que por qualquer outro partido, não merece que façam isso em nome dela".
Em meio à repercussão do caso, o jornal O Estado de S.Paulo veiculou na última terça-feira editorial com o título "O partido da bandidagem". No texto, o veículo cita as denúncias contra Vaccari e conclui que "a cada escândalo, mais de aprende sobre a destreza com que a bandidagem petista se apossa do dinheiro alheio para chegar lá".
Segundo Dutra, o editorial do Estadão fora o "mais absurdo ataque" contra o partido recentemente, o que levará o PT a acionar a justiça contra o jornal.
Além de O Estado de S.Pa ulo e Veja , Dutra afirma que processará o promotor Blat, "de onde brotam as mentiras, ilações" contra a legenda.
Leia Mais
-






