PT deve propor criação de sistema próprio de veículos de comunicação em Congresso

A cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) deve elencar críticas à grande imprensa e propor a criação de um sistema próprio de veículos de comunicação, incluindo jornais impressos regionais e uma TV online.

Atualizado em 10/06/2015 às 11:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Trabalhadores (PT) deve elencar críticas à grande e propor a criação de um sistema próprio de veículos de comunicação, incluindo jornais impressos regionais e uma TV online. A proposta será apresentada na próxima quinta-feira (11/6) no 5º Congresso da legenda, em Salvador (BA).
Crédito:Agência PT Partido deve apresentar proposta para criação de jornais regionais e TV online
De acordo a Agência Estado, a iniciativa não se trata de mecanismos de controle de mídia, e bora seja uma das bandeiras defendidas pelo partido. O documento avalia que o principal erro da sigla ao longo desses 12 anos no governo foi não ter dado prioridade à reforma política e democratização da imprensa.
"Em contraposição a outras nações latino-americanas sob governos progressistas, o PT e suas administrações deixaram de alterar instituições e instrumentos de poder da velha oligarquia", diz um trecho do texto.
O documento propõe também realizar uma grande campanha de comunicação para apresentar as medidas do governo no "amplo combate à corrupção". Diz ainda ser necessário romper o "cerco ao Estado da oligarquia" e o "monopólio da informação".
A proposta de criação de uma rede de mídia com jornais impressos de distribuição gratuita em todos os estados e o investimento em uma TV online já havia sido discutida. A ideia era viabilizar o acesso no início de maio, mas o projeto não obteve sucesso.