PT apóia proposta da Anatel que amplia serviços de banda larga para todo o país

PT apóia proposta da Anatel que amplia serviços de banda larga para todo o país

Atualizado em 20/12/2007 às 14:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (19), o deputado federal Walter Pinheiro (PT-SP) afirmou que é adequada a proposta na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de trocar as metas de universalização dos serviços de telefonia fixa por investimentos em infra-estrutura de internet de banda larga.

Segundo o que foi proposto, as PSTs (Posto de Serviço de Telcomunicações) conjunto de uso coletivo com o orelhões, computadores com a acesso a internet discada e fax serão trocadas pela tecnologia de acesso a internet de banda larga.

Pinheiro, que propôs a audiência publica na Comissão de Ciência e Tecnologia, declarou que o momento é de ousadia e fez um alerta: "não basta, porém, colocar nos municípios a banda larga. É preciso assegura um preço justo para que a população tenha acesso ao serviço". O petista acrescentou, ainda, que a idéia é que as operadoras diminuam seus lucros nas regiões onde a população tem menor poder aquisitivo."Tem como fazer este equilíbrio, uma vez que essas mesmas operadoras têm ganhos exorbitantes nas grandes cidades brasileiras", afirmou o deputado.

Outro deputado, Jorge Bittar, também mostrou-se favorável à troca de serviços."O governo Lula está no caminho certo para a inclusão digital dos brasileiros. A tecnologia dos postos de serviços de telecomunicações já está superada, é preciso avançar na exploração das novas tecnologias que já estão a disposição", afirmou.

Bittar também cobrou da Anatel, que seja elaborado um modelo de custos para estimativa do preço dos serviços de banda larga."Deveríamos tomar como meta para 2008 construir um modelo de custos para o sistema de telecomunicações", concluiu o deputado.

Em reposta a proposta dos deputados, a superintendente de Universalização da Anatel, Enilce Nara Versiani, declarou que o custo do acesso a banda larga será compensado pela não-instalação das PSTs nas cidades Ela informou , ainda, que a medida é consensual, não imposta às empresas.

A previsão é de que a internet de banda larga esteja em todos os municípios do país até 2001, segundo o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins.

Foto: Valter Campanato/ABr

Leia mais