PT acusa "Estadão" de manipular dados em matéria sobre investimento em educação

Reportagem faz uma comparação entre os governos petista e tucano

Atualizado em 27/01/2015 às 11:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O Partido dos Trabalhadores (PT) criticou uma publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo na última segunda-feira (26/01) sobre investimento em educação. A sigla acusa a publicação de manipular informações.
Crédito:Agência Brasil PT criticou matéria que avalia investimentos do governo Dilma na educação
O texto, publicado no do PT, foi compartilhado no oficial da presidente Dilma Rousseff no Facebook. "A presidenta Dilma Rousseff foi responsável por um aumento nominal de 93% nos investimentos na educação, quando comparado com o último governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", defende a nota.
Para o partido, a informação veio escondida no pé da matéria. “Isso porque o jornal paulistano preferiu esconder o aumento no orçamento do setor, cerca de R$ 265 bilhões, em quatro anos. Optou por manipular as estatísticas”, diz um trecho da nota.
Com o título “Em 4 anos de Dilma, MEC teve a pior execução do orçamento, desde 2001?, a matéria faz uma comparação entre os governos petista e tucano. “Quem se aventurou até o fim do texto, no entanto, foi surpreendido pela verdade: o desempenho em execução do orçamento só foi menor nos dois últimos anos de FHC”, acrescenta o PT.
O partido questiona que as informações, embora positivas em relação ao desempenho da presidente, podem ter sido utilizadas contra ela. “Contra Dilma, investimento recorde em educação vira notícia negativa”, destaca.