PSDB pede investigação sobre suposto uso de TV estatal em comícios de Dilma

PSDB pede investigação sobre suposto uso de TV estatal em comícios de Dilma

Atualizado em 20/09/2010 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O PSDB pedirá ao Ministério Público Eleitoral (MPE) que investigue o caso de utilização de funcionários e equipamentos da TV estatal NBR para filmar comícios da candidata Dilma Rousseff (PT) que tenham a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Divulgação
Dilma Rousseff
Até a próxima terça-feira (22), a Procuradoria-Geral da União (PGU) deve receber uma representação dos advogados do PSDB com o pedido oficial de investigação.
"Aparentemente, há indícios de que isso [uso da máquina pública] esteja acontecendo. Mas é preciso apresentar provas, por isso o Ministério Público Eleitoral tem melhores meios para investigar que os partidos", disse o advogado do PSDB, Eduardo Alckmin, segundo informa a Folha de S.Paulo .
De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (21), na Folha, a TV NBR, gerida pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC), recebeu ordens para gravar todos os eventos eleitorais que tenham participação do presidente.
A matéria indica, ainda, que os funcionários são instruídos a retirar os sinais de identificação da emissora estatal durante as gravações.
Em nota à imprensa, divulgada no começo da tarde desta segunda, a EBC afirmou que, embora não transmitidos, os "eventos de natureza eleitoral que contaram com a presença do presidente da República continuaram a ser documentados" para o acervo histórico da Presidência da República. A estatal sublinhou que, por se tratar de registro histórico, "não há desvio de função ou de recursos públicos e muito menos benefício a qualquer candidatura".

Leia mais