Provedores na Suécia se opõem à nova lei e deixam de armazenar dados de usuários

Provedores na Suécia se opõem à nova lei e deixam de armazenar dados de usuários

Atualizado em 29/04/2009 às 17:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Provedores de Internet da Suécia anunciaram que não vão mais armazenar dados de usuários. A medida visa defender os internautas da nova lei de direitos autorais do país, aprovada em 1º de abril, que prevê investigações de usuários que baixarem conteúdos ilegais.

A legislação é baseada na Diretriz de Coação de Direitos de Propriedade Intelectual - Intellectual Property Rights Enforcement Directive (IPRED) - seguida por diversos países da União Europeia. O provedor de acesso Tele2 afirmou que não vai mais armazenar endereços IP, que poderiam facilitar as investigações contra internautas.

Segundo a empresa, a legislação sueca não obriga o armazenamento de informações. O provedor Bahnhof tomou a mesma iniciativa, informou o IDG Now!. Monica Horten, especialista em políticas de internet e fundadora do site iptegrity.com, afirmou que "é bom ter uma operadora que está disposta a defender e respeitar os direitos dos usuários".

Leia mais