Proteção aos jornalistas será abordada por correspondente da AFP em conselho da ONU
No dia 17 de julho, o correspondente da Agence France-Presse (AFP) na Somália, Mustafa Haji Abdinur, falará no Conselho de Segurança da ONU,dentro do debate sobre a proteção de jornalistas nos conflitos.
Atualizado em 03/07/2013 às 11:07, por
Redação Portal IMPRENSA.
Crédito:Divulgação Jornalista será um dos profissionais da imprensa ouvidos na ONU
Segundo a AFP, Abdinur fará parte de um painel de quatro jornalistas que irão relatar suas experiências em zonas de guerra aos 15 países-membros do Conselho, presidido este mês pelos Estados Unidos.
Além de trabalhar como correspondente da AFP desde 2006, Abdinur é redator-chefe da rádio independente somali Radio Simbam, fundada por ele em 2007. O jornalista ganhou em 2009 o Prêmio Internacional da Liberdade de Imprensa, concedido pelo CPJ.
Outros três profissionais darão seu depoimento no Conselho: Ghaith Abdul-Ahad, correspondente no Iraque pelo jornal britânico The Guardian ; Richard Engel, da emissora de televisão americana NBC; e Kathleen Carroll, da agência americana de notícias Associated Press.
Ao apresentar o programa do Conselho, a embaixadora americana Rosemary DiCarlo disse que "as violências contra os jornalistas no mundo se agravaram - em particular, os crimes e detenções provocados por situações de conflito".
Rosemary acrescentou que a reunião será "a oportunidade para ouvir os jornalistas falarem diretamente sobre os atos de violência que têm de enfrentar nas zonas de conflito".
De acordo com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), pelo menos mil profissionais foram assassinados desde 1992 no exercício de sua função. Em 2012, 12 jornalistas morreram na Somália, e outros dois, desde o início de 2013.





