Propaganda da Nissan causa polêmica em países árabes

Propaganda da Nissan causa polêmica em países árabes

Atualizado em 07/08/2008 às 16:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A nova propaganda do automóvel Tiida, da Nissan, veiculada na grade da televisão aberta israelense, causou polêmica na Arábia Saudita e nos países do Golfo Pérsico.

Considerada racista pelo público, a publicidade mostra um grupo de petroleiros árabes, com suas vestimentas tradicionais que, ao sair de um grande hotel, avistam o modelo Tiida estacionado atrás da limusine que os espera. Os árabes se dirigem ao automóvel e começam a dar socos e chutes nele até que um dos petroleiros grita que "os corvos possam te bicar dia e noite". Ao final da propaganda, uma voz se sobrepõe e diz: "é claro que não agrada às companhias petrolíferas".

Os países que se sentiram ofendidos exigiram desculpas da fábrica japonesa, ameaçando boicotá-la. "Coisas do gênero devem ser punidas e a Nissan deve se desculpar se quer conservar seus interesses nessa região", declarou Hani Al-Wafa, funcionário do governo saudita. Em entrevista, Al-Wafa disse ainda que "a Nissan cometeu um erro clamoroso ao incitar instintos racistas".

A agência de publicidade israelense responsável pela campanha da Nissan se negou a fazer qualquer comentário. Já a porta-voz da Nissan em Israel, Daniella Ribenbach, disse que esta é "uma campanha humorística que agradou tanto aos judeus quanto aos árabes".

Com informações da ANSA

Leia mais