Projeto de parlamentares da Islândia consolida leis de liberdade de imprensa de vários países
Projeto de parlamentares da Islândia consolida leis de liberdade de imprensa de vários países
Um projeto assinado por 19 parlamentares da Islândia pretende tornar o país no paraíso jornalístico do mundo. A proposta consiste na consolidação de leis de liberdade de imprensa já existentes em outras localidades e é vista como uma saída para a atual crise econômica vivenciada pelos islandeses.
Na prática, os proponentes recolheram experiências legislativas em diversos países e as agruparam em um único projeto. A iniciativa contém, por exemplo, elementos da lei belga de proteção de fontes e dispositivos do estado de Nova York, que inibem as tentativas de levar processos para instâncias em que os direitos de defesa de jornalistas são menores.
Por iniciativa própria, os islandeses incluíram normas contra censura judicial e normas que limitam a responsabilidade de editores. Para dar visibilidade ao projeto, os parlamentares propuseram a criação do Prêmio Islandês de Liberdade de Expressão, que se converteria depois no Nobel do setor.
Segundo informou o jornal Folha de S.Paulo , o objetivo da proposta é atrair grupos de internet e entidades de direitos humanos que passem por problemas judiciais em outros países.
Desde 2008, a Islândia enfrenta forte recessão econômica, com a quebra de praticamente todos os bancos do país e alto índice de desemprego.
Leia Mais
-






