Projeto de alunos de comunicação de São Paulo será exibido no festival de Cannes

Um curta-metragem produzido por seis alunos de cursos de comunicação da Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho, localizada na zona sul da capital paulista, foi selecionado para ser exibido no festival de cinema de Cannes, que começa esta semana.

Atualizado em 17/05/2022 às 13:05, por Redação Portal IMPRENSA.


Projeto de conclusão de curso dos alunos, o curta narra a história fictícia de dois personagens negros e gays da periferia de São Paulo. Um deles participa dos chamados slams, como são conhecidas as disputas de rima entre o público do rap. Crédito: Divulgação Batizada de Goma, gíria para a palavra casa, a obra discute a busca dos personagens por um lugar de pertencimento e mostra que até no meio do hip hop existe homofobia e outros preconceitos.
O curta Goma já participou de vários festivais no Brasil e foi selecionado para a Short Film Corner, mostra paralela não competitiva do festival de cinema de Cannes, que reúne projetos promissores de diferentes partes do mundo.
Visibilidade

A primeira versão do curta passou por melhorias na captação de som e dublagem, usando os computadores e estúdio da ETEC Roberto Marinho. Novos ajustes foram feitos antes da inscrição na Short Film Corner.

Ao site de notícias ABC do ABC, o estudante Igor Vasco, um dos produtores do filme, disse que todos ficaram surpresos com a exibição em Cannes. "Estamos muitos felizes e gostaríamos de mostrar para os outros estudantes que todos podem inscrever seus filmes e ter essa visibilidade." Sem dinheiro para ir à França, eles vão acompanhar o festival pela internet.