Projeto da PUC-Campinas ensina jornalismo para jovens da periferia

O projeto “Comunicaçãoo comunitária e cidadania: práticas educomunicativas no Centro de Assistência Social Copiosa Redenção”, promovido pela

Atualizado em 28/01/2015 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), ensina a cerca de 20 adolescentes como acontece a produção de um jornal e como é feito o trabalho do jornalista. Ao final do projeto, os jovens produzirão um jornal local que deve ter uma tiragem de 4 mil exemplares.

Crédito:Divulgação Grupo vai desenvolver jornal e reformar site redes sociais
Os adolescentes serão responsáveis por todas as etapas, desde a pauta à diagramação. Para isso, eles participam de oficinas de leitura, análise de jornais e revistas já existentes e do levantamento das necessidades e das características do público que vive na região do Campo Grande. Eles também deverão refazer o site e a fanpage da instituição, produzindo notícias e vídeos.
“A comunicação social é uma importante diretriz para a construção da cidadania e da democracia”, afirma o coordenador do projeto e docente da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, professor Fabiano Ormaneze.

O projeto foi aprovado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (ProExt) e deve funcionar até dezembro de 2015.