Programas de TV apostam em "conteúdos colaborativos" como WEB 2.0
Programas de TV apostam em "conteúdos colaborativos" como WEB 2.0
Pegando carona na denominada WEB 2.0, os canais de televisão Multishow e Abril, apostam nos "conteúdos colaborativos" enviados pelos telespectadores. A proposta é proporcionar ao público, acostumado com conteúdos e vídeos de internet, programas diferentes dos veiculados na TV convencional.
Os canais passarão a abrir espaço a programas com imagens e sons gravados em celulares e webcams, porém com uma diferença. Na internet, os vídeos postados vão ao ar sem que haja nenhum filtro, já na TV, as imagens passarão por uma peneira, seja pela qualidade dos vídeos, seja pelo conteúdo.
A aposta ganha espaço e púbico na chamada TV 2.0. O Canal Abril, por exemplo, estreou, no dia 30 de julho, o programa "Fiz TV", que transmite vídeos similares aos enviados para o Youtube.
Já o Multishow, inspirado em blogs e, principalmente, no Youtube, estréia, no dia 04 de setembro, o programa "Retrato Celular", que mostrará imagens gravadas em celulares e webcams, registradas por jovens de alguns Estados brasileiros.
Eles tinham como desafio filmar livremente sua rotina, e assim o fizeram. Tanto que um dos aparelhos foi parar no norte da Noruega, nas mãos do maratonista Camilo Geraldi.
O programa "Retrato Celular" será transmitido todas às terças-feiras, às 21h45, pelo canal Multishow.






