Programa "Viva Maria", transmitido pela Rádio Nacional, completa 30 anos

Sob o comando da jornalista Mara Régia, o programa "Viva Maria", transmitido pela Rádio Nacional, completa 30 anos de existência.

Atualizado em 14/09/2011 às 16:09, por Pamela Forti.

Sob o comando da jornalista Mara Régia, o programa "Viva Maria", transmitido pela Rádio Nacional, completa 30 anos de existência. Nessas três décadas, ele teve um papel preponderante na difusão do direito da mulher no Brasil, principalmente no Distrito Federal (DF), região amazônica e no Rio de Janeiro, onde o programa é transmitido. A data é comemorada com o lançamento do selo sobre o Dia Latino-Americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação , com o apoio dos Correios e da ONU Mulheres. A EBC preparou um em celebração à data.

"Eu fico muito feliz, porque também comemoramos a presença da mulher em certas instâncias da sociedade brasileira, até na instância máxima. E é aquele sentimento de que valeu a pena", declara Mara Régia, que foi pioneira na luta pelo direito da mulher no Brasil.

Em 1990, a pretexto de uma reforma administrativa, Mara Régia foi afastada da Rádio Nacional, considerada como uma "liderança suversiva". Àquela época realizava-se, em San Bernardo, na Argentina, o 5º Encontro Feminista Latinoamericano e do Caribe, que congregava, entre as participantes, um grande número de jornalistas e comunicadoras de diferentes países da região. Ela retornou à rádio em 2004, dando continuidade ao programa.

Arquivo pessoal


Leia mais