Programa sobre erros da imprensa rende menção honrosa à TV Câmara

Programa sobre erros da imprensa rende menção honrosa à TV Câmara

Atualizado em 22/08/2007 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornalista Paulo José Cunha, da TV Câmara, recebeu, na última quarta-feira (15/08), menção honrosa no Prêmio Confea de Jornalismo pela edição do programa "Comitê de Imprensa" que contou com a participação dos deputados Insen Pinheiros (PMDB-RS) e Alceni Guerra (DEM-PR).

O programa em questão abriu espaço para que os dois parlamentares, prejudicados por matérias publicadas pela imprensa, expusessem em público juntos, pela primeira vez, o drama pessoal, profissional e político decorrente das acusações que posteriormente não foram comprovadas.

Ibsen foi investigado pela CPI dos Anões do Orçamento e acusado de ter movimentação financeira incompatível com seu patrimônio. A acusação foi amplamente divulgada pela imprensa e, em maio de 1994, teve o mandato de presidente da Câmara cassado. Em dezembro de 1999, o STF absolveu Ibsen das denúncias. Em 2004, um dos jornalistas que escreveu matérias contra ele admitiu ter cometido erros na apuração.

A vida política de Alceni Guerra seguiu roteiro semelhante. Em dezembro de 1991, uma reportagem do jornal Correio Braziliense acusou o então ministro da Saúde do governo Collor de superfaturar a compra de 23 mil bicicletas. Alceni deixou o ministério e, um ano depois, foi inocentado pelo Tribunal de Contas da União, pelo Ministério Público Federal e pelo STF.

O programa "Comitê de Imprensa" com Ibsen Pinheiro e Alceni Guerra foi ao ar no dia 3 de agosto, com mais dois capítulos subseqüentes. Além desta menção honrosa, o programa ganhou, em 2005, o prêmio Engenho de Comunicação.

De acordo com a assessoria da TV Câmara, os programas que contaram com a participação de Washington Novaes, Franklin Martins, Ricardo Noblat e Mara Régia também tiveram grande repercussão.

A TV Câmara pode ser sintonizada em Brasília pelo canal UHF número 27, pelo canal 14 da NET, 28 do Sky NET, 16 da TECSAT, 135 da DirecTV e 67 da TVA.