Programa de TV alemã é criticado após desaparecimento de suspeito de pedofilia

Programa de TV alemã é criticado após desaparecimento de suspeito de pedofilia

Atualizado em 22/10/2010 às 13:10, por Redação Portal IMPRENSA.

O programa "Cena do Crime: Internet - Protegendo Nossas Crianças", da emissora alemã RTL2, foi alvo de críticas após ter exibido a imagem de um suspeito de cometer crime de pedofilia na web. O homem desapareceu após ter sido reconhecido por colegas de trabalho há mais de uma semana.

De acordo com a BBC Brasil, o programa fez uma reconstituição de um caso em que uma mulher contatava possíveis pedófilos em uma sala de bate-papo online. Após marcar um encontro, uma atriz de 13 anos ia ao local combinado com uma câmera escondida, e em seguida, uma jornalista aparecia e confrontava os dois.

O desaparecido tem 61 anos e coordena um centro de jovens católicos na cidade alemã de Wurzburg. O suspeito aparece na atração com a voz distorcida e o rosto alterado, e mesmo assim foi reconhecido.

A ministra da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger, declarou ao jornal Passauer Neue Presse que é contra o posicionamento do programa de querer desempenhar o papel das autoridades policiais: "Um Estado de Direito não precisa martirizar as pessoas".

O desaparecimento do homem já é investigado pela Procuradoria do país.

Em abril deste ano, o jornalista Laurent Richard, chefe de redação do programa de TV "Les Infiltrés", decidiu revelar à polícia a identidade de supostos pedófilos entrevistados por ele para uma reportagem, causando uma discussão na França sobre a proteção das fontes jornalísticas.
Leia mais

-
-
-