Programa da TV Globo traz merchandising embutido nas reportagens

Programa da TV Globo traz merchandising embutido nas reportagens

Atualizado em 20/06/2005 às 09:06, por Redação Portal Imprensa.

A TV Globo é acusada de embutir merchandising nas reportagens do programa Auto Esporte, programa este que possui sua temática voltada para reportagens sobre automobilismo.

Em um boletim enviado ao mercado publicitário neste mês, a emissora oferece "oportunidades diferenciadas de exposição de marcas por meio de ações de merchandising" na atração. O fato foi publicado hoje (20/06) por Daniel Castro, na coluna TELEVISÃO da Folha de S. Paulo.

Segundo apuração do jornalista da Folha, o Auto Esporte é produzido pela produtora independente GW e não pela Central Globo de Jornalismo. "Auto Esporte não é um programa jornalístico, mas de entretenimento" informa a TV Globo. O canal também comenta que "o programa não oferece a anunciantes matérias pagas", e sim "oportunidades comerciais para atender a peculiaridade da publicidade no mercado e nas competições automobilísticas". Diversas marcas já "compraram" espaço no Auto Esporte, como a Peugeout, a Maserati e a Mitsubishi, conforme conta a nota.

Domingão Faustão
No mesmo boletim, a TV Globo também informa aos publicitários sobre uma curiosa ação de merchandising no programa Domingão do Faustão.

Chamado por "Intervalos Integrados no Domingão do Faustão", o texto explica que "o apresentador ou assistente, por meio de um texto com até 20 palavras, fará alguma brincadeira chamando a atenção do telespectador para o comercial que será exibido a seguir. Após a veiculação, poderá ser feito um comentário com até 10 palavras sobre o comercial, encerrando a ação".