Programa BNB de cultura patrocina 187 projetos artísticos nordestinos

Programa BNB de cultura patrocina 187 projetos artísticos nordestinos

Atualizado em 01/06/2005 às 11:06, por Fonte: Maxpress.

Dobrando a sua dotação orçamentária originalmente prevista, o Programa BNB de Cultura está destinando R$ 2,0 milhões, na forma de patrocínio direto, para apoiar 187 projetos artísticos oriundos de 68 cidades nordestinas, nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas e Artes Visuais, neste ano. Esse montante de R$ 2,0 milhões é originário de recursos próprios do Banco do Nordeste.

Dos 187 projetos contemplados, 50 são de Música, 47 de Artes Cênicas, 43 de Literatura e 47 de Artes Visuais. Desse total, 92 projetos (49,2%) são oriundos de 58 municípios interioranos do Nordeste e 95 (50,8%) foram formulados por proponentes residentes nas nove capitais da Região, além de Belo Horizonte.

Essas informações foram reveladas ontem (terça-feira, 31) pelo presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, em videoconferência transmitida a partir do teatro do Centro Cultural BNB, em Fortaleza, para oito capitais do Nordeste e Montes Claros (MG), em evento que divulgou os resultados da seleção do Programa.

O Banco do Nordeste decidiu dobrar a dotação orçamentária do Programa devido à grande quantidade e à ótima qualidade dos projetos culturais apresentados. Foram inscritos no Programa BNB de Cultura um total de 1.911 projetos, originários de 295 cidades de 19 estados brasileiros - sendo 742 projetos de Música, 506 de Artes Cênicas, 420 de Literatura e 243 de Artes Visuais.

A lista de projetos selecionados está disponível desde ontem (terça-feira, 31) no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br). Os responsáveis pelos projetos selecionados deverão aguardar contato do BNB a partir do próximo dia 13 de junho, para a adoção de procedimentos referentes à contratação e à liberação dos recursos. Para a seleção dos projetos, o Banco do Nordeste estruturou quatro comissões mistas (uma para cada área), com cinco analistas cada, formadas por representantes do BNB e da comunidade.

Nessa análise, foram considerados os seguintes critérios: qualidade artística; investimentos dos recursos financeiros e geração de emprego e renda dentro da área de atuação do Banco; formação ou aperfeiçoamento profissional; ampliação do acesso da comunidade à produção cultural; atendimento dos interesses coletivos da comunidade; formação de novas platéias para os produtos culturais; ações voltadas para municípios de pequeno e médio porte na área de atuação do BNB, especialmente aqueles situados na região do semi-árido; viabilidade físico-financeira; condições de sustentabilidade; e potencialidade de consolidação da imagem do BNB junto à sociedade.

Banco do Nordeste do Brasil
Superintendência de Comunicação e Cultura
Fones: (85) 3299.3218 / 3299.3729