Profissão Repórter volta à grade da Globo com motorhome e pautas sobre metas de desenvolvimento sustentável da ONU

A temporada 2023 do programa Profissão Repórter, que estreou em 2006 como um quadro do Fantástico, chega à grade da Globo nesta terça, 11 deabril, após o Big Brother.

Atualizado em 10/04/2023 às 12:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Trata-se da estreia do quadro "Pra onde, Brasil", no qual a equipe viaja o país em um motorhome, como são chamados os veículos que têm cama, banheiro e equipamentos para preparo de refeições.
Crédito: Reprodução Tempora 2023 do Profissão Repórter terá motorhome e barcohome para facilitar busca por boas pautas
A ideia é usar a incrementada van para percorrer as regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste. No norte será usado um barcohome para buscar histórias de vida impactantes nas comunidades ribeirinhas da região.
ONU

O objetivo do novo quadro é revelar os principais problemas de cada região tendo como parâmetro as 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Caco explica que, além de facilitar a locomoção dos jornalistas, a ideia é que o motorhome e o barcohome chamem a atenção dos moradores locais, facilitando a busca dos repórteres do programa por boas pautas.

"Minha expectativa é que as pessoas se aproximem da gente em volume maior e, com isso, tragam histórias para a gente contar no lugar. É chamar atenção para a nossa presença na rua, marcar a presença do repórter no front da notícia", diz Caco.
Referência na cobertura de segurança pública e violência policial, Caco é autor do livro "Rota 66", que investiga uma série de assassinatos extrajudiciais cometidos por membros da Polícia Militar de São Paulo nas décadas de 1970 e 1980. Leitura obrigatória nas faculdades de jornalismo, a obra venceu o prêmio Jabuti na categoria reportagem em 1993.
No ano passado, o livro virou série de televisão pelo Globoplay. Com Humberto Carrão no papel do jornalista, a série também mostra que Caco, hoje com 73 anos, pagou um preço emocional alto pela carreira de sucesso, já que em muitos momentos priorizou o trabalho aos filhos.