Professor Philip Kotler fala sobre inovação, fidelidade, segmentação, sustentabilidade e customização

Professor Philip Kotler fala sobre inovação, fidelidade, segmentação, sustentabilidade e customização

Atualizado em 08/08/2007 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Glen Valente, diretor de marketing do HSBC Brasil, Ricardo Fort, diretor de marketing da Coca-Cola Brasil, e o chefe do Departamento de Marketing da Fundação Getúlio Vargas Marcos Cobra, perguntaram para o professor Philip Kotler - considerado um dos maiores pensadores e responsáveis pelo desenvolvimento do marketing no mundo -, sobre o mercado brasileiro.

Na entrevista, veiculada pelo portal "Mundo do Marketing", Fort perguntou ao professor, como seria possível uma companhia de bens de consumo, como a Coca-Cola, fazer algo customizado para a massa. Philip respondeu que a customização para a Coca-Cola não seria fácil. O máximo que poderia ser feito seria uma diferenciação no nível de açúcar e na quantidade de bebida. De acordo com ele, a customização nada mais é do que adaptar o produto ou serviço ao consumidor. "A Levis, por exemplo, deu a opção do cliente comprar um jeans com ajustes pessoais. Isso é bom", respondeu.

Já Marcos Cobra questionou sobre as mudanças no marketing do futuro, considerando o ambiente globalizado e as mutações, tal como o aquecimento global. Philip contrapôs dizendo que, primeiro é necessário praticar a sustentabilidade e depois, mensurar o retorno sobre o investimento em marketing. O dinheiro da promoção (dos produtos), de acordo com ele, está se movendo dos meios tradicionais para os on-line.

Philip Kotler é autor do livro "Administração de Marketing" (Pearson), junto com Kevin Keller.

Para ler a entrevista com Philip Kotler, na íntegra,