Procuradora sugere que PF investigue crimes contra jornalistas

Procuradora sugere que PF investigue crimes contra jornalistas

Atualizado em 19/05/2010 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

A procuradora regional da República, Janice Ascari, sugeriu a federalização das investigações de crimes contra jornalistas durante evento sobre liberdade de imprensa e impunidade em crimes cometidos contra jornalistas, realizado na última terça-feira (18), na PUC - RJ. O tema do seminário era "Falhas e Brechas, Recursos e Artigos de Lei que Facilitam a Impunidade".

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo , Janice afirmou, durante o seminário, que os crimes contra profissionais da imprensa deveriam ser acompanhados por um grupo de promotores e investigados pela Polícia Federal (PF) "para evitar pressões". A procuradora declarou, também, que existem brechas na lei que permitem a impunidade.

Viviane Tavares, promotora de Justiça do Rio de Janeiro e que também participava do evento, lembrou do caso Tim Lopes, jornalista assassinado em 2002 enquanto realizava uma matéria na Favela Cruzeiro, Rio. O assassino de Lopes foi condenado a 23 anos de prisão. Depois de cumprir três anos e nove meses, foi beneficiado pela regressão da pena e vivia em regime semiaberto. Quando teve autorização para passar um dia em casa, fugiu e ainda não foi encontrado.

Outros palestrantes, como Ricardo Trotti, diretor de Liberdade de Imprensa e Informação da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), e Clarinha Glock, da Unidade de Resposta Rápida da entidade, destacaram as agressões e assassinatos de jornalistas no interior do país.

O evento continua nesta quarta (19), e falará sobre o tema "Liberdade de Imprensa: Realidade, Obstáculos e Soluções". Os seminários tem o apoio da SIP e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Leia mais