Privilégio da Globo na cobertura de desfiles no RJ é contestado por sindicato dos jornalistas

Em nota, o sindicato dos jornalistas profissionais do município do Rio de Janeiro contesta o privilégio da Rede Globo na cobertura dos desfiles de Carnaval no Sambódromo no Estado.

Atualizado em 06/03/2014 às 14:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Com a fiscalização das condições de trabalho no evento, a associação verificou melhorias com relação aos anos anteriores, porém repudiou o fato de somente um veículo de comunicação ter acesso a entrevistados.
Crédito:Agência Brasil Sindicato diz que jornalistas que não eram da Globo foram impedidos de fazer entrevistas
Segundo a entidade, dezenas de seguranças impediram o acesso dos jornalistas que não eram da emissora carioca a personalidades no local, o que caracteriza uma “política de favorecimento".

Na semana anterior ao espetáculo, a associação se reuniu com o Ministério Público do Trabalho para reivindicar atenção de seus fiscais às condições de trabalho dos profissionais de imprensa na Sapucaí.

Após os acontecimentos, o sindicato deve encaminhar nesta semana denúncias sobre a violação de direitos ao Ministério Público. Entre eles está a agressão de um folião a um repórter fotográfico do jornal O Dia . O caso foi levado à Polícia Civil, cujos agentes localizaram o autor, que foi autuado e levado em seguida ao Juizado Especial local.