Prisão de Roberto Cabrini inspira criação de comunidades no Orkut
Prisão de Roberto Cabrini inspira criação de comunidades no Orkut
A prisão do jornalista Roberto Cabrini, na última terça-feira (15), causou manifestações interessantes em todos os tipos de mídia e portais do País, inclusive em um dos sites de relacionamento mais populares da Internet, o Orkut.
Depois de ser autuado em flagrante por tráfico de drogas e porte de entorpecentes, Cabrini teve sua história publicada nos principais meios de comunicação e, além disso, diversos usuários do Orkut começaram a manifestar sua solidariedade ao jornalista através da Web.
Nas comunidades oficiais destinadas a Roberto Cabrini, os internautas apóiam o jornalista e fazem referência à sua carreira, dando destaque ao seu papel no jornalismo investigativo do Brasil.
"Roberto Cabrini é um jornalista de carreira brilhante. Correspondente internacional pela Rede Globo, sempre farejou boas notícias, o que lhe rendeu grandes prêmios e um papel de destaque no jornalismo brasileiro". Esse é o perfil da comunidade "FREE Cabrini", criada pelo coordenador de Relacionamentos Online, Ian Black. No entanto, o internauta afirma que desenvolveu o perfil "em tom de paródia" e inspirado "na célebre campanha 'FREE Winona'", pela liberdade da atriz norte-americana Winona Ryder, presa por roubar roupas em uma loja de grife dos Estados Unidos.
Black afirma que esse tipo de atitude, "embora feita com um viés humorístico", procura levar a população a um importante debate sobre o papel da imprensa e sobre seu relacionamento com o poder". "O 'FREE' da campanha está muito mais associada, além da paródia, à liberdade do indivíduo em manifestar-se em sua própria defesa. Não defendo a libertação do Cabrini, pois esta decisão cabe aos nossos defensores públicos. Mas defendo, sim, sua liberdade em manifestar-se publicamente sobre o caso", afirma.
No final da tarde desta quarta-feira (16), Alberto Zacharias Toron, advogado de Roberto Cabrini, disse que a droga encontrada com o jornalista foi plantada e que ele vinha sofrendo ameaças da mulher que o acompanhava no momento de sua detenção.
Taron afirmou que polícia foi diretamente para onde estava a droga e que a mulher que ameaçava Cabrini foi ouvida como testemunha e liberada pela polícia. O advogado afirmou, ainda, que pediu pessoalmente a libertação do jornalista ou o fim do flagrante.
e veja a comunidade "FREE Cabrini".
Leia mais:






