Principal fonte do caso Watergate tem seu nome revelado

Principal fonte do caso Watergate tem seu nome revelado

Atualizado em 01/06/2005 às 09:06, por Redação Portal Imprensa.

Uma das investigações mais instigantes da história do jornalismo provavelmente teve a sua última página escrita ontem. Quem não se lembra da dupla Bob Woodward e Carl Bernstein, jornalistas do "Washington Post" que nos anos 70 trouxeram a tona o caso Watergate e levaram o presidente Nixon a renúncia? Pois bem, na tarde de ontem foi revelado a última e mais secreta fonte desta saga. Guardado a sete chaves, Mark Felt, um ex-funcionário do FBI, foi anunciado como sendo o Garganta Profunda. Para quem não se lembra Mark foi a fonte chave de todo o caso e trilhou o caminho da dupla WoodStein.

A informação que virou destaque em todo o mundo, foi confirmada pelo jornal "Washington Post" e surge após 30 anos desde a primeira conversa entre Mark e Woodward. Segundo a "Folha OnLine", Bob Woodward também confirmou a identidade de "The Deep Throat" e Mark Felt, em entrevista a revista "Vanity Fair", assumiu a sua participação no caso: "Eu sou o cara que costumavam chamar de Garganta Profunda".

Esta talvez foi uma das histórias que mais motivou jovens aventureiros a se embrenharem nas redações atrás da história da sua vida. E para os interessados em conhecer mais sobre o caso, em 1974, Woodward e Bernstein escreveram um livro "Todos os homens do presidente" contando toda a trajetória da investigação, o livro virou filme em 1976 e pode ser encontrado facilmente nas locadoras.