Prince quer processar Youtube por uso indevido de suas músicas

Prince quer processar Youtube por uso indevido de suas músicas

Atualizado em 14/09/2007 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O cantor americano Prince pretende processar o Youtube e outros sites pelo uso não autorizado de suas músicas.

Responsável pelos sucessos "Purple Rain", "1999" e "When Doves Cry", Prince disse, em comunicado enviado à imprensa americana na última quinta-feira (13), que o Youtube não pode argumentar que não tem controle sobre os vídeos postados por usuários.

"É evidente que o YouTube consegue filtrar materiais de pornografia e pedofilia, mas aparentemente opta por não filtrar conteúdos musicais e de filmes não autorizados, que são básicos para seu sucesso comercial", disse um comunicado divulgado em seu nome.

O cantor também pretende tomar medidas legais contra a casa de leilões online eBay e a Pirate bay, site acusado por Hoolywood e a indústria musical de ser grande fonte de pirataria musical e de filmes.

A empresa britânica Web Sheriff foi contratada para coordenar a ação de Prince. "Nas últimas duas semanas retiramos cerca de 2.000 vídeos de Prince do YouTube", disse o diretor da empresa, John Giacobbi. "O problema é que no dia seguinte haverá outros cem ou 500 no ar. Isso continua sem parar, às custas de Prince", declarou o diretor à Reuters.

Um ., que comanda o Youtube, e uma empresa britânica já permite que músicos ingleses recebam royalties quando suas músicas forem usadas no site de vídeos. Com informações da Reuters.