Primeiro-ministro da Tailândia é afastado por apresentar programa de culinária
Primeiro-ministro da Tailândia é afastado por apresentar programa de culinária
Nesta terça-feira (09), o primeiro-ministro da Tailândia, Samak Sundaravej, foi afastado do cargo pela Corte Constitucional do país e orientado a renunciar por ser apresentador de um programa de culinária em um canal de televisão.
No programa "Cozinhando e protestando", enquanto dava receitas aos telespectadores e comprava ingredientes em mercados, ele comentava a situação do país. Sundaravej deixou a atração em abril deste ano, quatro meses após ter se tornado premiê.
O tribunal tailandês alega que o fato dele receber salário como apresentador viola a Constituição. Em uma onda de protestos - que se agravou no mês passado - manifestantes pedem sua renúncia. O premiê alega que seu salário de 80 mil bahts (2.300 dólares) servia para cobrir custos de combustível e ingredientes para os programas, e insinuou haver uma motivação política nas acusações.
Os protestos acusam Sundaravej de ser um "fantoche" do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, deposto por um golpe em 2006 e que agora vive no exílio na Inglaterra. O Partido do Povo da Tailândia (PPP) decidiu reapresentar a candidatura do premiê para que ele seja reconduzido ao cargo, informou a agência de notícias Reuters.
Leia mais






