Primeiro lançamento da Editora Vladimir Herzog traz livro sobre a Constituição de 1988

Para comemorar o 25º aniversário da Constituição Brasileira, promulgada em 5 de Outubro de 1988, na próxima quinta-feira (3/10) será lançadoo livro “A Constituição de 1988, 25 Anos: A Construção da Democracia & Liberdade de Expressão – O Brasil Antes, Durante e Depois da Constituinte”.

Atualizado em 27/09/2013 às 09:09, por Redação Portal IMPRENSA.


O evento ocorrerá no Salão Nobre do Senado Federal. Com patrocínio das Organizações Globo e apoio do Instituto Palavra Aberta, será o primeiro lançamento da nova Editora Instituto Vladimir Herzog.


Com a coordenação do jornalista Marcos Emílio Gomes, o livro relata informações de personagens importantes dessa parte histórica do país. Entre eles estão figuras como o ex-deputado Ibsen Pinheiro, presidente da Câmara Federal durante o processo de impeachment de Fernando Collor; o ex-ministro da Defesa e da Justiça, Nelson Jobim; e o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP). Fernando Henrique Cardoso, Delfim Netto, Bernardo Cabral, José Genoino também fazem parte do trabalho.


A obra começa com o ofício inter-religioso celebrado na Catedral da Sé no dia 31 de Outubro de 1975 pela alma do jornalista Vladimir Herzog, submetido a torturas e assassinado nos porões da ditadura. O capítulo final capitaliza fotos das passeatas do Outono-Inverno deste ano com o atestado de óbito de Vladimir Herzog, corrigido em 7 de Junho, revelando a verdade que havia sido ofuscada pelo governo ditatorial sob justificativa de suicídio, registrando oficialmente que ele foi morto “no II Exército – (DOI-CODI)” em São Paulo, vítima de “lesões e maus tratos”.


O livro tem prefácio de Audálio Dantas e posfácio com textos opinativos dos jornalistas Eurípedes Alcântara, Ricardo Setti, Eugênio Bucci, Marcelo Rech, Eliane Cantanhêde, Clovis Rossi, Mino Carta, José Nêumanne Pinto, Ricardo Gandour, Franklin Martins, Alexandre Garcia, José Roberto Guzzo, Dora Kramer e Paulo Moreira Leite.


Há ainda textos do grupo Transparência Hacker, de Leonardo Sakamoto e de Ivan Marsiglia. Eles contribuem com a visão jovem sobre o processo de construção da democracia e da liberdade de expressão no Brasil.


Leia também:

- -
-