Prevista na Lei Cidade Limpa, publicidade em bancas pode ser liberada em SP

Após quase dez anos da aprovação da Lei Cidade Limpa, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pretende liberar o retorno da publicidade nas de jornal.

Atualizado em 24/05/2016 às 11:05, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Reprodução Prefeito tenta reimplantar publicidade em bancas de jornal
Segundo O Estado de S. Paulo , os jornaleiros podem recorrer ao serviço, desde que paguem uma taxa à Prefeitura. O valor será definido conforme o preço do metro quadrado da região onde a banca está localizada. A quantia deve ser revertida para melhorias urbanas, como instalação de banheiros públicos.
Os anúncios podem ser utilizados em, no máximo, quatro painéis. Se o projeto for aprovado, cada área de exposição deverá ter 0,90m de largura por 1,80, de altura. O material pode ser selecionado pelo jornaleiro, porém, serão barrados temas que atentem contra a segurança pública, os direitos humanos e a saúde.
A participação no programa deve ser voluntária e estima-se que a procura deve ser alta, já que a publicidade se mostra como um recurso diante da crise. Segundo o presidente do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo (Sindjorsp), José Antônio Mantovani, parte da receita extra com anúncios pode ser revertida aos clientes, como Wi-Fi gratuito e instalação de tomadas.
Haddad, no entanto, deve passar pela resistência ao projeto. Mesmo vereadores que apoiam o governo avaliam o assunto como polêmico e controverso, uma vez que amplia o espaço publicitário da cidade sem promover concorrência pública. A liberação da publicidade em bancas é uma medida prevista na Lei Cidade Limpa desde 2006.