Preta Gil quer processar Google por ofensa ligada a sua forma física

Preta Gil quer processar Google por ofensa ligada a sua forma física

Atualizado em 15/02/2008 às 15:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A atriz e cantora Preta Gil acionou seu advogado para processar um dos sites mais famosos do mundo: o Google. Isso porque ela se sentiu ofendida por conta do resultado de busca oferecido pelo site. Ao digitar o termo "atriz gorda" na pesquisa por imagens, o Google sugere que o internauta "experimente também" a procura pelo nome da atriz.

Preta Gil marcou uma reunião com seu advogado para a próxima terça-feira (19). No entanto, ela não quis comentar nada sobre o assunto, segundo sua assessoria.

Por outro lado, o diretor de comunicação do Google no Brasil, Félix Ximenes, afirmou que a associação das palavras ao nome de Preta Gil pode se tratar de um "Google bomb", ou seja, "de uma armação feita pelos próprios internautas, que não dura muito tempo".

Ximenes declarou ainda que o advogado da atriz não entrou em contato com o Google. "Quando ocorrer, vamos ver o que podemos fazer juntos", declarou.

O Google usa algoritmos para realizar buscas em seu banco de dados. Havendo um grande número de referências que relacionem dois termos, o sistema automaticamente os associa e sugere ao usuário "experimentar" outra pesquisa.

Recentemente, em seu blog, Preta Gil afirmou que já perdeu a paciência com as brincadeiras sobre as suas formas físicas e resolveu mover um processo judicial contra alguns veículos de comunicação que a teriam ofendido.

"Não irei mais aturar piadas que tenham como intenção me diminuir pelo fato de não fazer parte dos padrões de beleza impostos pela mídia de consumo", escreveu a atriz. Agora é a vez do Google.

As informações são da Folha Online.