Preso por tráfico de influência, dono de jornal de RO quer responder processo em liberdade

Preso por tráfico de influência, dono de jornal de RO quer responder processo em liberdade

Atualizado em 06/01/2009 às 16:01, por Redação Portal IMPRENSA.

O ex-senador Mário Calixto Filho, proprietário do jornal O Estadão do Norte , de Rondônia, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para responder em liberdade um processo por tráfico de influência.

O empresário quer que o juiz federal da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória (ES) - onde está sendo movido o processo - determine o recolhimento da ordem de prisão para que ele não fique preso até o julgamento final.

A acusação contra Calixto surgiu após uma investigação da Polícia Federal sobre registro irregular de embarcações na Marinha do Brasil. Um grupo de pessoas estaria envolvido em importação fraudulenta de mercadorias de luxo mediante subfaturamento, e contaria com benefício fiscal concedido pelo estado de Rondônia para realizar os crimes.

Como este benefício teria sido interrompido em outubro de 2007, um dos supostos envolvidos, Adriano Scopel, teria planejado solicitar auxílio de Ivo Junior Cassol, filho do governador de Rondônia, e utilizar-se da influência política do ex-senador Mário Calixto Filho.

De acordo com a investigação, o dono do jornal O Estadão do Norte teria aceitado dinheiro de um dos integrantes da suposta quadrilha para exercer influência sobre autoridades de Rondônia e reativar o benefício fiscal.

Por isso, foi decretada a prisão preventiva de Calixto. Ele ficou 105 dias preso, e foi libertado em julho de 2008 por uma liminar concedida pelo presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. No entanto, a 2ª Turma do STF vetou a decisão. O acusado recorreu, alegando que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

Leia mais