Presidentes do Irã e dos EUA se manifestam sobre condenação de Roxana Saberi
Presidentes do Irã e dos EUA se manifestam sobre condenação de Roxana Saberi
A condenação da jornalista Roxana Saberi a oito anos de prisão por ter sido acusada de espionagem pela Justiça iraniana, anunciada no último sábado (18), gerou manifestos dos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.
No último domingo (19), Obama pediu a libertação da jornalista e negou que ela seja uma espiã do governo norte-americano. O presidente, que estava em participação da Cúpula das Américas, que acontece na cidade de Porto of Spain, em Trinidad e Tobago, disse que, como a não há fundamento na acusação, Roxana deveria ser solta.
Já Mahmoud Ahmadinejad pediu, também no domingo, que a promotoria pública do Irã dê à jornalista amplo direito à defesa durante o recurso que será apresentado por sua defesa. A solicitação do presidente iraniano foi divulgada pela Agência de Notícias da República Islâmica. Ahmadinejad enviou uma carta ao procurador-geral de Teerã, Saeed Mortazavi.
Segundo informa a Reuters, Saberi, de 31 anos, deve começar uma greve de fome, até que a Justiça do Irã julgue seu recurso. Ela nega todas as acusações.
Leia mais
-






