Presidente venezuelano apoia pedido de Brasil para investigação de espionagem

Na última quarta-feira (6/11), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou como "escândalo mundial" as operações de espi

Atualizado em 07/11/2013 às 12:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Presidente venezuelano apoia pedido de Brasil e Alemanha para investigação de espionagem

Na última quarta-feira (6/11), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, qualificou como "escândalo mundial" as operações de espionagem digital a governos por parte dos Estados Unidos. Ele manifestou seu apoio a um pedido feito por Brasil e Alemanha para que as Nações Unidas iniciem uma investigação.


Crédito:Agência Brasil Maduro apoia projeto de Brasil e Alemanha para barrar espionagem

"Nós queremos anunciar o respaldo à moção da presidente Dilma Rousseff e da Alemanha para que as Nações Unidas comecem a debater e a tomar medidas contra a espionagem (...) por parte dos organismos de inteligência dos Estados Unidos", declarou Maduro.


Segundo a EFE, o presidente venezuelano destacou ainda que a Aliança Bolivariana para os Povos da América (Alba) emitirá um comunicado para repudiar a espionagem. O Brasil e Alemanha haviam apresentado uma minuta de resolução para que a Assembleia Geral da ONU se posicione contra a prática e em defesa da proteção à privacidade.


No último domingo (3/11), o The New York Times informou que a Venezuela integrava, em 2007, uma lista de seis alvos da agência de espionagem americana, preocupada pela ameaça que a influência do governo do falecido presidente Hugo Chávez podia representar para os interesses do país na América Latina.


Leia também

- - -