Presidente Lula libera debates de candidatos na internet

Presidente Lula libera debates de candidatos na internet

Atualizado em 30/09/2009 às 07:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva derrubou as restrições aos debates políticos realizados pela internet. Ao aprovar a minirreforma eleitoral, o governista vetou que a web tivesse que seguir as mesmas regras aplicadas a segmentos tradicionais de mídia, como rádio e TV.

Agência Brasil
Presidente Lula
No dia 16 de agosto, em votação final, a Câmara dos Deputados havia aprovado limitações aos debates na internet, que deveriam ser obrigados a permitir a participação de todos os candidatos às eleições do sistema majoritário com representante na Câmara. Pelo texto aprovado, apenas dois terços dos que pleiteiam cargos políticos poderiam impedir a participação integral dos candidatos.

Após o parecer do presidente Lula, debates na web não precisarão contar com a participação de todos os políticos, bem como não haverá necessidade de dedicar o mesmo espaço aos candidatos.

Segundo informou o jornal O Globo , o veto foi sugerido pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM), embasada no argumento de que a internet se impera como um ambiente livre da manifestação do pensamento. Outro ponto favorável ao veto foi o fato de que a internet, ao contrário de TV e rádio, não é regulamentada após concessão pública.

Leia Mais

-

-