Presidente Lula defende inclusão digital em Congresso de Software

Presidente Lula defende inclusão digital em Congresso de Software

Atualizado em 27/08/2009 às 07:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última quarta-feira (26), o presidente Lula pediu mais atenção do setor público na implementação de programas de inclusão digital no país. A sugestão foi feita na abertura do Congresso Nacional de Software Livre e Governo Digital, em Brasília (DF). No evento, o presidente afirmou que a inclusão digital precisa se tornar uma prioridade e não deve ser feita apenas quando sobrarem recursos.

Agência Brasil
Presidente Lula
Na cerimônia de abertura, Lula declarou que tinha um preconceito com a introdução de computadores nas escolas, pois temia que os alunos deixassem de se relacionar com a adesão à tecnologia. Segundo ele, o preconceito veio abaixo quando visitou o município de Piraí (RJ), primeira cidade brasileira a colocar computadores em todas as escolas públicas.

"Eu tinha um certo preconceito com o uso do computador com as crianças, porque eu tinha medo que a gente colocasse cada criança olhando para o seu computador e que a relação social das pessoas conversarem poderia ficar prejudicada (...) Lá (em Piraí) eu descobri que as crianças não ficam um de costas para o outro, as crianças sentam numa roda, conversando entre si, trabalhando no seu computador e uma ensinando a outra, ou seja, interagindo o dia inteiro. Então, esse preconceito eu não tenho mais", declarou.

Lula ainda disse que, com a implementação dos computadores, a evasão escolar em Piraí caiu de 26% para 0,6%. De acordo com o presidente, até o momento foram implantados 400 mil computadores na rede pública de ensino e a meta será atingir 800 mil até 2010. Se concretizada, a medida beneficiaria 93% dos estudantes. A informação é do jornal O Globo .

Leia Mais

-

-