Presidente Lula assina artigo na primeira edição do Jornal do Brasil digital
Presidente Lula assina artigo na primeira edição do Jornal do Brasil digital
Presidente Lula assina artigo na primeira edição do Jornal do Brasil digital
| Agência Brasil |
| Presidente Lula |
A edição impressa do Jornal do Brasil circula pela última vez nesta terça-feira (31), e estreará na próxima quarta (01/09) totalmente digital. Para iniciar a nova fase, o publicará um artigo escrito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, ao ser apresentado ao JB Digital, afirmou que, no futuro, "todos os jornais deixarão o papel, transferindo-se para o meio digital", segundo a publicação.
Fundado há 119 anos, o veículo terá apenas a versão online, um recurso para reduzir os problemas financeiros da empresa, que acumulou R$ 800 milhões em dívidas trabalhistas e fiscais.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo , a crise financeira do Jornal do Brasil se agravou na década de 90. Em 2001, os proprietários do veículo arrendaram a marca JB para a Docasnet, do empresário Nelson Tanure. A Gazeta Mercantil , outra marca arrendada por Tanure, deixou de circular em 2009.
O JB chegou a ter 230 mil exemplares aos domingos no final dos anos 60. Escritores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Manuel Bandeira passaram pela redação do jornal. A edição de 14 de dezembro de 1968 ficou famosa por ter conseguido burlar a censura da ditadura militar e publicar um título que fazia alusão ao recém decretado Ato Institucional Nº 5 (13 de dezembro de1968).
O ex-executivo da publicação, Pedro Grossi, afirmou que o motivo de sua saída da empresa teria sido pelo fato de ser contra a extinção da versão impressa do jornal. "Fico muito triste com o fim do JB , mas torço para que o Tanure consiga dar ao leitor brasileiro um produto de qualidade", declarou Grossi.
Leia mais
-






