Presidente-executivo do Instituto Etco destaca impacto do contrabando na economia brasileira

Presente na abertura da Oficina Fronteiras Cruzadas, realizado por IMPRENSA nesta segunda-feira (18/5), o presidente executivo do Instituto

Atualizado em 18/05/2015 às 12:05, por Guilherme Athaide.



Brasileiro da Ética Concorrencial (Etco), Evandro Guimarães, mostrou preocupação com os números do contrabando no Brasil. Segundo ele, a função da mídia é imprescindível para a sociedade enxergar os efeitos do problema no país.
Crédito: Evandro Guimarães falou sobre impacto do contrabando na economia brasileira
“Essa oficina pode ser uma oportunidade para voltarmos a falar sério sobre contrabando”, declarou o presidente do Etco. Em sua visão, há uma “glamourização” da imprensa na cobertura das vendas do comércio popular em datas como Páscoa ou Natal, por exemplo. “Achar a pirataria engraçada é rir da própria doença. A expectativa do Etco é que os jornalistas se interessem pelo assunto e produzam novas teses e dados sobre o tema”, declarou. A entidade é uma das organizadoras do evento.
Dados do Etco mostram que 18% do comércio brasileiro é ilegal, o que gera uma economia equiparável ao PIB da Argentina. “Apenas esses números deveriam ser preocupantes para a imprensa já que são valores que deixam de ser anunciados”, exemplifica Guimarães. “Acho que alguns talentos do jornalismo podem mostrar a realidade do problema. Só o jornalismo investigativo vai dar credibilidade à questão do crime organizado no Brasil”
Sobre as Oficinas Fronteiras Cruzadas

IMPRENSA Editorial leva a São Paulo e Brasília uma oficina especial sobre a cobertura jornalística do contrabando e de outras atividades ilegais no Brasil. A ação FRONTEIRAS CRUZADAS promove o aperfeiçoamento profissional de jornalistas que cobrem esses temas por meio do networking, de orientação técnica e ética, e da apresentação de iniciativas midiáticas bem-sucedidas que minimizaram os impactos destes problemas na sociedade.
Serviço Oficina Fronteiras Cruzadas em Brasília Data: 25/05/2015 Local: Escola Superior de Advocacia – OAB-DF End.: SEPN 516, Bloco B, Lote 7, Asa Norte, Brasília-DF Horário: das 9h00 às 13h00