Presidente eleito do México dá beijo ao invés de responder pergunta e revolta jornalista
O presidente eleito Andres Manuel Lopez Obrador causa polêmica com a categoria por atitudes classificadas como um completo desrespeito às mu
O México já é considerado um dos países mais difíceis para o trabalho jornalístico por conta da violência. Agora, lheres jornalistas.
Crédito:Notus.com.mx Obrador foi eleito em julho, mas só assume o cargo em dezembroObrador visitava a cidade de Tijuana, para um evento de agradecimento pela vitória nas eleições, quando foi questionado pela repórter Lorena Garcia, do jornal , sobre a importância de eleger o representante de seu partido para o governo do estado de Baja Califórnia, onde fica Tijuana. O presidente eleito, então, a olhou por alguns segundos, sorriu e beijou sua bochecha.
Em seguida, caminhou com sua comitiva até entrar em um carro. Segundo a , a postura do presidente foi duramente criticada nas redes sociais, por outros órgãos de imprensa e, principalmente, pela jornalista que foi beijada.
“Estamos trabalhando, não pretendemos receber ou buscar essa saudação. É preciso entender que estamos fazendo o nosso trabalho. Não é algo que eu gostaria que continuasse acontecendo toda vez que saio para trabalhar”, disse Lorena em entrevista à rádio MVS.
A repercussão no país foi muito grande e a jornalista foi procurada por vários meios de comunicação. Em outra entrevista, para a Rádio Fórmula 104.1, Lorena reforçou o sentimento de desrespeito do presidente. “Sou uma profissional com 19 anos de carreira e jamais havia passado por isso”, afirmou, lembrando que queria uma resposta não um beijo.
Este é o segundo episódio polêmico de Obrador nas últimas semanas. Ele também foi bastante criticado pela imprensa por ter chamado outras duas jornalistas de “coraçãozinho” ao invés de responder a perguntas que elas lhe fizeram.
O presidente eleito está viajando pelo país para agradecer pela vitória nas eleições de julho. Ele vai assumir o cargo apenas dia 1º de dezembro. Quando questionado se sua postura não seria machista, Obrador disse que não. “Sempre os tratarei com respeito e carinho”, afirmou logo depois do primeiro incidente.
Veja o vídeo em que o presidente eleito beija a jornalista:
Leia Mais






