Presidente do Uruguai cogita adotar sistema de TV digital similar ao do Brasil
Presidente do Uruguai cogita adotar sistema de TV digital similar ao do Brasil
Em visita ao Brasil, o presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou que seu país pode reconsiderar a adoção do sistema de televisão digital europeu e escolher o modelo japonês com adaptações brasileiras. Segundo ele, a opção pelo modelo europeu dependerá do cumprimento dos compromissos do continente.
"Optamos pelo modelo europeu faz tempo, mas nos inteiramos sobre a proposta do Brasil e estamos dispostos a estudá-la", declarou Mujica. Ele ainda disse que "em geral, como política nacional, tentamos ser fiéis à palavra com a qual nos comprometemos. Mas isso significa também compromissos das outras partes".
O presidente uruguaio disse que a União Europeia (UE) se comprometeu a montar um laboratório de televisão digital no país como forma de expandir seu modelo digital a outros países da América Latina. Entretanto, a maioria dos países latino-americanos escolheram o sistema usado no Brasil.
"Em um piscar de olhos, a América Latina se inclinou majoritariamente pelo modelo japonês um pouco abrasileirado e essa é a realidade do mercado", afirmou o presidente uruguaio. Para ele, "dificilmente a Europa vai forçar uma batalha pelo mercado uruguaio, que é muito pequeno", informou a agência de notícias Efe.
Segundo o ministro das Comunicações brasileiro, Hélio Costa, o Brasil estuda a possibilidade de oferecer créditos para que os uruguaios possam adquirir os equipamentos necessários para adotar o sistema japonês.
Leia mais






