Presidente do TSE diz que fiscalização é falha e que prefere liberação de propaganda na web

Presidente do TSE diz que fiscalização é falha e que prefere liberação de propaganda na web

Atualizado em 12/06/2008 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

De acordo com o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é difícil controlar a propaganda eleitoral na internet. Britto afirma que a tendência da corte é facilitar o uso da mídia online e examinar os possíveis desvios caso a caso.

"Fizemos pesquisas no mundo inteiro, e o controle é falho. Se o Direito não tem condições de se tornar eficaz, a minha opinião particular é que se libere o uso", declarou o ministro.

O presidente do TSE também apelou para que os partidos sejam fiéis ao seu conteúdo programático e mais seletivos na indicação de candidatos. "Esperamos que os partidos vivenciem internamente a democracia, fugindo do cesarismo, do mandonismo, do caciquismo. Prestigiamos os partidos, aplaudimos os partidos, que são protagonistas centrais do processo eleitoral, mas esperamos uma contrapartida", completou.

Sobre as eleições municipais deste ano, Ayres Britto disse ainda que o tribunal vai fazer mais divulgação junto aos líderes partidários sobre as doações de recursos para as campanhas, "para deixar claro quem pode doar, quem não pode, qual o modo de doação, velando pelo princípio que chamamos de equivalência de armas na disputa pela preferência do eleitor".

As informações são do Globo Online.

Foto: Divulgação

Leia mais: