Presidente do Sport pede retratação por declarações de apresentador do SporTV
Em nota divulgada na última terça-feira (19/7), o presidente do Sport, João Humberto Martorelli, cobrou retratação da Rede Globo após as declarações de teor preconceituoso do jornalista e escritor gaúcho , conhecido como “Peninha”, no programa “Extra Ordinários", exibido pelo SporTV.
De acordo com a Folha de S.Paulo , Peninha comentava a derrota do Grêmio para o Sport quando surgiu a polêmica: "O Sport é patético. Eu não respeito. Eu nem sabia que tinha futebol ao norte da Bahia”.
Apesar de dizer na sequência que se tratava de uma piada, o comentário gerou revolta dos telespectadores. Em consequência disso, foi aberta uma petição pública pedindo processo criminal contra Eduardo Bueno por discriminação.
Bastante criticado nas redes sociais, o jornalista comentou a polêmica em um vídeo: "Eu fui ao programa como gremista fanático, violento, agressivo que sou, irritado com o próprio Sport", disse. "Não apenas não tenho nada contra o Sport, mas eu gosto do Sport”. E completou: "Eu só aceito o ódio e críticas das barbies [em referência aos torcedores do Náutico] e da cobra coral [Santa Cruz], que vai voltar para a segunda divisão", concluiu.
Na nota, o Sport afirma que "o discurso do apresentador não apenas denigre a imagem do Sport Club do Recife, mas também a de todo o Nordeste” e frisa que "xenofobia é crime segundo a lei nº 7.716, em seu artigo 1º, que diz que 'Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.
A SporTV comentou o caso em nota enviada ao jornal: "Definitivamente não é a opinião do SporTV. Temos o maior carinho e respeito pela torcida do Sport e pelo Estado de Pernambuco. Peninha integra um programa que tem pauta livre e irreverente, com liberdade de expressão, e sempre com comentários em defesa do Grêmio. O próprio já publicou um esclarecimento nas redes sociais. Não é o posicionamento do canal. Reforçamos que o SporTV tem o maior respeito por todos os times e torcidas do Brasil."
Leia também
-
-
-






