Presidente do Sindicato dos Jornalistas Iraquiano sofre atentado em Bagdá
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Iraquiano sofre atentado em Bagdá
A organização Repórteres sem Fronteiras condenou o ataque a mão armada sofrido pelo presidente do Sindicato de Jornalistas Iraquianos, Chahab Al-Tamini, no último sábado (23) no bairro de Al-Waziria (ao norte de Bagdá). Ferido com gravidade, segundo um médico do hospital Ibn Al-Naffis, seu estado é estável.
"As autoridades têm que proteger os jornalistas iraquianos, principais testemunhas da violência que assola o país desde 2003. Seria lamentável que o governo permanecesse passivo ante esta agressão que podia custar a vida de um jornalista", declarou a organização.
Chahab Al-Tamini, de 75 anos, preside o Sindicato de Jornalistas Iraquianos desde julho de 2004. No dia 23 foi vítima de um atentado de assassinato premeditado quando saía de um encontro em um centro cultural do bairro Al-Waziria, perto da Embaixada da Turquia, en Bagdá.
Os autores do ataque, três homens encapuzados, fugiram sem serem identificados. Gravemente ferido no ombro, Chahab Al-Tamini foi transferido ao hospital Ibn Al-Naffis, situado na zona verde de baixo controle do exército norte-americano. Ele não corre risco de morrer.
En 2007 foram sequestrados no país 25 jornalistas e colaboradores de meios de comunicação, e desde o começo do conflito de 2003, 208 morreram enquanto trabalhavam.
Leia mais






