Presidente do PSDB diz que ações de Franklin Martins ameaçam liberdade de imprensa

Presidente do PSDB diz que ações de Franklin Martins ameaçam liberdade de imprensa

Atualizado em 20/08/2010 às 14:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Brasil
Franklin Martins

O presidente do PSDB e coordenador de campanha do presidenciável José Serra, senador Sérgio Guerra, rebateu em nota as críticas do jornalista Franklin Martins, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que classificou como "grave e descabida" as acusações do candidato de que o governo cercea a liberdade de imprensa. Na opinião de Guerra, as ações do ministro têm "ameaçado" a liberdade de imprensa.

As acusações de Serra foram feitas na última quinta-feira (19), durante discurso no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio de Janeiro (RJ). No encontro, o candidato tucano assinou a Declaração de Chaputelpec, carta de compromisso com a liberdade de imprensa e expressão reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

"As liberdades de imprensa e de informações não são dádivas de governo. São conquistas da sociedade brasileira, imperativos constitucionais indissociáveis do Estado Democrático de Direito. O PT tem investido contra elas desde o início do atual governo. As ações do ministro Franklin Martins as têm ameaçado desde o início de sua gestão", diz Guerra em trecho da nota, segundo informa o blog do Noblat.

Sobre as declarações de Serra, Martins sublinhou que jornalistas e veículos de imprensa "jamais" sofreram pressão ou represália do governo.

"Ao dizer que o governo federal censura e persegue a imprensa, o candidato Serra não apenas falta com a verdade. Contribui também para arranhar a imagem internacional do Brasil, dando a entender que nossas instituições são frágeis e os valores democráticos, pouco consolidados", afirmou o ministro.

Leia mais