Presidente do Opportunity solicita à justiça investigação de livro sobre Daniel Dantas

Dório Ferman, presidente do banco Opportunity, registrou na 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo uma petição solicitando apuração de &quo

Atualizado em 17/01/2014 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Dório Ferman, presidente do banco Opportunity, registrou na 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo uma petição solicitando apuração de "práticas criminosas" no livro "Operação Banqueiro", lançado pela Geração Editorial e escrito pelo jornalista Rubens Valente, da Folha de S.Paulo .

Crédito:Agência Brasil Livro tem informações de processos e inquéritos sobre Daniel Dantas
A obra traz, além de outras provas, áudios e documentos inéditos, como e-mails obtidos pela Polícia Federal na casa de Roberto Amaral, que prestou serviços ao banqueiro Daniel Dantas. O presidente do banco qualificou a publicação do livro de "ilegal" e pediu acesso aos arquivos.

Segundo a Folha , o jornalista argumentou que os profissionais de imprensa têm o direito de não informar a identidade de suas fontes e que apenas exerceu o seu trabalho. "A Constituição, as leis brasileiras e farta jurisprudência garantem aos jornalistas o sigilo da fonte. Não cometi crime algum, apenas fiz o que 100% da imprensa brasileira faz rotineiramente, que é trazer a público dados de interesse público", disse.

Em nota divulgada na última quarta-feira (15/1), o publisher da editora, Luiz Fernando Emediato, disse que no dia 9 deste mês, véspera do lançamento do livro, Dantas emitiu uma notificação extrajudicial em que ataca a citação na obra de processos e inquéritos instaurados contra ele.