Presidente do México responde carta sobre violência contra jornalistas

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, respondeu na última quarta-feira (19/8) a cartaenviada na segunda (17/8) por um grupo de escritores e artistas que exigiram do chefe de Estado garantia de maior segurança aos jornalistas do país.

Atualizado em 20/08/2015 às 18:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Peña Nieto, respondeu na última quarta-feira (19/8) a enviada na segunda (17/8) por um grupo de escritores e artistas que exigiram do chefe de Estado garantia de maior segurança aos jornalistas do país.

Crédito:Gobierno del México Presidente diz que compartilha preocupação pela integridade dos jornalistas mexicanos
Segundo o El Periódico de México , o presidente comentou, através de comunicado divulgado pelo subsecretário de Interior, Roberto Campa, que "compartilha com a sociedade a preocupação pela integridade dos jornalistas". Ele ainda ressaltou que respeita as críticas que tem recebido por parte dos mexicanos.

A resposta também faz menção ao pedido de esclarecimento do assassinato do repórter fotográfico Rubén Espinosa, encontrado morto no último dia 1° de agosto. "O assassinato de Espinosa tem um impacto adicional na sociedade. Podemos assegurar, sem dúvidas, que os fiscais mexicanos estão comprometidos a redobrar esforços para esclarecer o caso".

"O governo mexicano está convencido de que cada delito deve ser combatido e cada perda humana associada à violência deve ser perseguida e castigada. Somos conscientes também de que os delitos que afetam comunicadores e defensores dos direitos humanos têm um impacto adicional na sociedade por representarem um atentado à liberdade de todos os mexicanos", diz trecho da carta.