Presidente do Grupo Abril anuncia nova divisão de negócios voltada para o Big Data

Reza o velho ditado que “a propaganda é a alma do negócio”. De fato, os investimentos em publicidade no Brasil parecem reafirmar essa máxima

Atualizado em 11/03/2014 às 15:03, por Danubia Paraizo.

. Foram gastos R$ 112,6 bilhões só em 2013 no setor, um crescimento de 39%, segundo o Ibope Media.
De acordo com Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, para garantir resultados melhores, há uma forte tendência de as empresas investirem em informações sobre o comportamento e os hábitos do consumidor. Nesse sentido, o Big Data, que é a capacidade de analisar um grande volume de dados e afunilar apenas as informações relevantes, tem se mostrado uma ferramenta bastante eficaz.

Crédito:Danúbia Paraizo Fábio Barbosa anunciou a nova empresa durante coletiva realizada no Grupo Abril Nesta terça-feira (11/03), durante coletiva de imprensa que marcou o lançamento da nova divisão de negócios da Abril - a consultoria de Big Data Analytics YouFind Solutions - o executivo falou sobre a importância das empresas utilizarem a seu favor as informações que detêm em sua própria base de dados. “Sempre houve na Abril a cultura de ter um banco de dados que nos permitisse conhecer nossos clientes e entender o comportamento de nossos assinantes”, destacou.

Criado em 1996 pelo grupo, o Alphabase foi o embrião do serviço de análise de dados e soluções de marketing. A partir de agora, ele será incorporado ao YouFind. A expectativa é que pelo menos um terço dos 300 clientes da empresa seja levado só neste ano para a nova consultoria.

Segundo Barbosa, a Abril hoje detém uma base de dados de cerca de 74 milhões de consumidores, o que tem ajudado a empresa a identificar possíveis oportunidades de negócios. “Essa base nos permite dar tiros mais certeiros, já que a gente sabe qual é o grupo de pessoas cujo comportamento sugere interesse nesse ou naquele produto; no nosso caso, nessa ou naquela publicação”.

Com a YouFind a ideia é transmitir essa expertise de análise de dados e convertê-la em estratégias de marketing para empresas. Segundo René Agostinho, CEO da consultoria, uma equipe de matemáticos, cientistas de dados, estatísticos, engenheiros e publicitários vão se encarregar dessa missão. “O mercado ainda está descobrindo como alavancar Big Data numa estratégia efetiva para suportar o crescimento dos negócios, principalmente de empresas B2C que precisam, cada vez mais, conhecer em detalhes o comportamento de seus consumidores. A YouFind chega para facilitar este aprendizado”.