Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro processa Juca Kfouri
Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro processa Juca Kfouri
O jornalista Juca Kfouri está sendo processado pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, por ter publicado, em seu e também na coluna que assina no jornal Folha de S.Paulo , uma carta aberta com pesadas críticas ao dirigente do Comitê.
A carta, escrita pelo professor de Educação Física Homero Blota, aponta supostas irregularidades na administração de Nuzman, principalmente durante a organização dos Jogos Pan-Americanos 2007.
Inicialmente, a carta aberta foi enviada por e-mail a diversos jornalistas e publicada, sem o nome do autor, no blog . Ao recebê-la, Kfouri contatou o professor e pediu a autorização para revelar a autoria, recebendo resposta positiva.
Quando o jornalista soube da ação de Nuzman, escreveu novamente a Blota propondo entrevistá-lo. O professor, no entanto, respondeu que não poderia aparecer, pois é avesso à publicidade e teme represálias, apesar de confirmar a veracidade das acusações feitas na carta.
Em entrevista ao Portal IMPRENSA, Kfouri afirma que os contatos com o professor se deram somente por e-mail e que a ação de Nuzman "não chega a ser novidade". "Para mim, [a ação] é uma tentativa de intimidação, é uma atitude de quem não aceita que existe o direito à crítica", disse.
A ação está tramitando na 34ª Vara Criminal do Rio, à qual Kfouri deverá comparecer para prestar depoimento na próxima terça-feira (11/09). A primeira audiência estava marcada para esta quinta-feira (6/09), mas a intimação, segundo Kfouri, chegou muito em cima da hora e o jornalista não pôde comparecer.






