Presidente do Chile pede ajuda à ONU para salvar jornalista cubano em greve de fome
Presidente do Chile pede ajuda à ONU para salvar jornalista cubano em greve de fome
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, disse no último sábado (3) que seu governo realizará gestões, diante de Cuba e das Nações Unidas, em favor do jornalista Guillermo Farinãs, que está em péssimo estado de saúde após 130 dias de greve de fome, informou a AFP.
"Pedi a nosso ministro das Relações Exteriores (Alfredo Moreno) e a nosso embaixador na Organização das Nações Unidas (ONU), Octavio Errázuriz, que façam todas as gestões necessárias frente ao governo de Cuba e frente às Nações Unidas para tentar salvar a vida de Guillermo Fariñas, um dos presos políticos que está em greve de fome em Cuba", afirmou Piñera.
O presidente disse que a intenção é que não se repita a triste história de Orlando Zapata, dissidente que morreu em Cuba, após 85 dias de greve de fome.
Fariñas iniciou o protesto em 24 de fevereiro, um dia depois da morte de Zapata, pedindo a libertação de 26 presos políticos doentes. Por conta disso, o governo de Cuba libertou um dissidente e transferiu outros 12 para penitenciárias localizadas em suas Províncias de origem. Após um choque hipoglicêmico, sofrido em 11 de março, o jornalista vem recebendo alimentação parenteral (diretamente nas veias).
Leia mais
-
-






