Presidente Dilma Rousseff dobrou número de entrevistas concedidas à imprensa em 2013

Além de investir nas redes sociais para interagir com os eleitores, a presidente Dilma Rousseff também aumentou o número de entrevistas concedidas à imprensa no ano passado, batendo a marca de 82 vezes.

Atualizado em 24/02/2014 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A quantia é a maior desde o início de seu governo, em 2011, com 62 conversas, e ultrapassa as 35 entrevistas em 2012.

Crédito:Agência Brasil Presidente aumentou número de entrevistas à imprensa
Segundo o R7, a mudança registrada em 2013 se deu em virtude ao aumento no número de entrevistas concedidas por Dilma a rádios regionais do Brasil. A presidente falou com 29 rádios locais do interior do país no ano passado, enquanto, em 2012, havia concedido apenas uma, para a Rádio São Francisco, em Caxias do Sul (RS). Já em 2011, foram nove.

Dilma priorizou dois Estados administrados pela oposição em suas aparições durante o ano passado. Ela falou dez vezes para veículos de São Paulo, comandado há 20 anos pelo PSDB, e nove para jornais de Minas Gerais, Estado do senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República.

Em uma das entrevistas, um locutor da rádio Itatiaia (MG) explicou aos ouvintes como as conversas com a presidente são estabelecidas. De acordo com ele, o número de questões é definido pela Presidência e os temas também são acertados anteriormente, além de não permitir que Dilma seja interrompida durante a resposta.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) alegou que “as entrevistas a rádios regionais são concedidas pela Presidenta da República por ocasião de viagens nacionais” e “os veículos são selecionados conforme a audiência e área de abrangência”.

Já os assessores argumentaram que “há previsão de que a Presidenta da República mantenha a concessão de entrevistas para veículos de comunicação regionais”. Em fevereiro, ela concedeu entrevista para as rádios Atitude AM e Regional FM, de Lucas do Rio Verde (MT), e a rádios locais de Alagoas.