Presidente de Portugal promulga novo acordo ortográfico
Presidente de Portugal promulga novo acordo ortográfico
Após o Parlamento de Portugal ter ratificado o acordo ortográfico da Língua Portuguesa no dia 16 de maio, o presidente do país, Aníbal Cavaco Silva, promulgou o documento. Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe também já ratificaram o acordo.
O novo acordo cordo visa padronizar o idioma em países lusófonos. As mudanças prevêem que a grafia das palavras se aproxime mais da maneira falada, com a retirada, por exemplo, de consoantes mudas. No alfabeto serão acrescentadas as letras k, w e y, além de haver mudanças para o uso de acentos e hífens.
A reforma pretende, segundo seus defensores, padronizar termos jurídicos, o que facilitaria acordos internacionais e fazer com que o Português - língua oficial de mais 230 milhões de pessoas no mundo, sendo que 190 milhões estão no Brasil - seja considerada uma das línguas oficiais das Organizações das Nações Unidas (ONU), que conta hoje com o árabe, o espanhol, o francês, o inglês, o mandarim e o russo como idiomas oficiais.
O Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico, cuja ratificação era essencial para a entrada em vigor do acordo, foi assinado na quinta cúpula de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em São Tomé e Príncipe, e abre a possibilidade de adesão da República Democrática do Timor Leste, que na data do acordo (1990) ainda não era um Estado soberano.
As informações são da Agência Lusa
Leia mais






