Presidente da Transparência Internacional oferece apoio à equipe da "Gazeta do Povo"
Na última segunda-feira (27/6), o presidente da ONG Transparência Internacional, José Carlos Ugaz, visitou a sede do jornal Gazeta do
Atualizado em 28/06/2016 às 09:06, por
Redação Portal IMPRENSA.
Na última segunda-feira (27/6), o presidente da ONG Transparência Internacional, José Carlos Ugaz, visitou a sede do jornal , em Curitiba (PR), para manifestar apoio aos jornalistas que se tornaram alvo de processos movidos por juízes e promotores do estado depois de publicarem reportagens sobre a remuneração dos funcionários.
Crédito:Reprodução Equipe tem viajado todo o Estado para responder diversos processos
De acordo com o G1, o peruano conversou com a diretoria do veículo e com os cinco profissionais processados. "Estamos muito atentos e que qualquer coisa que ocorra será denunciada no mundo. Portanto, queremos também que se assegure que as autoridades não estão aqui para perseguir as pessoas, mas sim para fazer justiça”, afirmou.
Na última segunda, Ugaz também se reuniu com o juiz federal Sérgio Moro e com procuradores da força-tarefa que atuam na Operação Lava Jato. Ele anunciou que a entidade planeja abrir uma sede no país, para analisar a atuação dos órgãos públicos. A Transparência Internacional é considerada referência mundial na análise da corrupção.
O presidente da ONG sugeriu que a Operação se torne internacional para que o país divida as informações obtidas. Ele explicou que muitas empresas investigadas têm atividades em outras nações, o que torna a troca de dados importante.
Ugaz disse ainda que a equipe da entidade no Brasil deve apresentar uma proposta de combate à corrupção, com uso de ferramentas, como o Sistema Nacional Anticorrupção (SNAc), metodologia própria da Transparência Internacional.





